Artigo
Esgoto de Araputanga vaza em tubulação rompida
A rede de tubulações que deveria levar o esgoto das caixas de recepção até às lagoas de decantação, próximo ao Curtume Araputanga voltaram a derramar dejetos no Córrego sem denominação, próximo ao Curtume, no final de semana. A obra recebeu investimentos no valor de R$3.814.246,99 para construção.
Populares informaram que no último sábado uma máquina fez escavação no local. Investigamos e descobrimos que a pressão do bombeamento rompeu a luva de borracha que estourou vazando os dejetos. É importante observar que, embora tenha sido colocado em funcionamento no aniversário de Araputanga, (23 de Maio /12), o bombeamento para as lagoas nunca funcionou adequadamente.
O transporte de efluentes vem sendo feito desde a inauguração em caminhões limpa fossa com mais de uma dezena de viagens todos os dias. Em apenas um mês a Administração gastou cerca de R$30 mil Reais para realizar o serviço. Atualmente o antigo caminhão que molhava as ruas da cidade, para reduzir a poeira em tempos de seca, foi adaptado para transportar o esgoto. Enquanto isso a população fica "no pó". Não há caminhões para molhar as ruas que não teem asfalto.
No local onde a tubulação está rompida, foram feitas fotos na tarde de segunda-feira (13) que revelam os traços dos efluentes que vazaram da tubulação rompida e alcançaram as taboas (planta nativa), que represam a água antes de passar sob o manilhamento da estrada.
A água com coloração escura produziu espuma que confirmam as suspeitas de contaminação do local onde fizemos um vídeo.

